quarta-feira, 25 de abril de 2012

Resumo: "Os tempos da vida", Moacyr Scliar.

                     A língua portuguesa sempre foi muito complexa e cheia de regras. Nela, aprendemos milhares de coisas importantes, como os verbos. Eles são muito diversificados e podem ser conjugados em várias pessoas e tempos. Porém, conjugar verbos não se restringe apenas à gramática, conjugar verbos é conjugar a vida.
                    Cada pessoa e tempo verbal tem seu significado em nossa existência. Por exemplo,o "eu" indicando o instinto de preservação que existe em cada um de nós; o "teu" representando o outro, que sem ele não havia o encontro e o diálogo. Já em relação aos tempos, cada um faz parte de uma fase da cronologia humana.
                    Por fim, é necessário aprendemos a conjugar os verbos, não somente para as provas de português que faremos, mas para sabermos viver bem a nossa vida.

Tipologia Textual: crônica.
Temática: é a comparação da conjugação verbal com a vida cotidiana, através da relação humana.
 

sexta-feira, 13 de abril de 2012

O coração tem razões que a própria razão desconhece.

                     Bernardo é um garoto muito inteligente e educado. Mora com seus pais, Carla e Rodrigo. Ele sempre cultiva boas amizades na escola e no seu dia a dia. Na escola, é sempre o primeiro da classe, ajuda todos seus colegas a tirar notas boas.
                     Certo dia na esocla, a professora comentou que no outro dia teria prova e todos teriam que estudar. Bernardo, como sempre, iria estudar para ir bem. Seus colegas, porém, riram da professora e disseram que não iriam estudar.
                     Chega o dia Bernardoestava calmo para fazer a prova. A professora entrou na sala e já entregou as provas para os alunos. Passados alguns minutos de avaliação, Lucas, colega de Bernardo, chamou-o pedindo ajuda e cola da prova. Bernardo sabia que não era certo passar cola, pois Lucas não havia estudado e nem se esforçava para ir bem. Ele percebeu e viu que tinha dois pensamentos: dar a cola e mostrar para o colega que a vida é fácil ou deixá-lo zerar e ensiná-lo. Bernardo refletiu, pensou e tomou uma decisão com o coração. Não deu cola para o Lucas e falou-lhe que estudar e se esforçar é a melhor coisa que se tem na vida.
                      No final do período, todos entregaram as provas e Bernardo foi conversar com Lucas. Ele se emocionou com as palavras boas do colega e foi para casa com um pensamento novo de viver. Aprendeu que na escola é lugar de se aprender e não de brincar.